A TRANSEXUALIDADE

Dr. Humberto Pinto - Cirurgião Plástico

Tema que até pouco tempo atrás era relegado a um segundo plano e repleto de tabus e preconceitos. Graças a evolução da sociedade e da medicina a cada dia podemos inserir estas pessoas com mais auto confiança, dignidade e pertencimento, e a cirurgia plástica tem tido uma papel extremamente relevante.

As etapas na cirurgia plástica para adequação de gênero que podem variar dependendo do tipo de cirurgia e das necessidades específicas do paciente, mas geralmente incluem os seguintes passos:

1 – Avaliação e diagnóstico

O primeiro passo é uma avaliação detalhada realizada por uma equipe médica e psicóloga especializada em saúde transgênero. Isso pode incluir um psiquiatra, um endocrinologista, um cirurgião plástico e outros profissionais de saúde. Durante essa avaliação, o paciente discute seus desejos de transição de gênero, seu histórico médico e psicológico é revisado para determinar se a cirurgia é apropriada.

2 – Terapia hormonal

Terapia hormonal que auxilia muito no processo de transição.

Muitas transgêneros optam por terapia hormonal como parte de sua transição de gênero. Isso pode envolver o uso de hormônios femininos (estrógeno) para mulheres Trans ou hormônios masculinos (testosterona) para homens trans.

A terapia hormonal pode ser realizada antes da cirurgia para ajudar a alterar características físicas secundárias de acordo com a identidade de gênero assumida.

3 – Preparação pré-operatória

Antes da cirurgia, o paciente passa por uma série de exames médicos para garantir que esteja saudável o suficiente para o procedimento. Isso pode incluir exames de sangue, avaliação cardíaca e outros exames relevantes.

4 – Cirurgia

Dependendo do tipo de cirurgia desejada, esta etapa pode envolver várias intervenções. Por exemplo, uma mulher trans, pode passar por uma vaginoplastia para criar uma neo vagina, enquanto um homem trans, pode optar por uma mastectomia Masculinizadora ou até mesmo associar a colocação de uma prótese peitoral masculina.

A Colocação de próteses de Mamas e lipo escultura em travestis, prótese de glúteo entre outras. Associado a cirurgia temos ainda, outros procedimentos que podem incluir cirurgias e procedimentos faciais para feminização ou masculinização.

5 – Recuperação pós-operatória

Após a cirurgia, o paciente precisa de tempo para se recuperar. Isso geralmente envolve ficar no hospital por alguns dias, seguido por um período de repouso em casa. Os pacientes podem precisar de medicação para controlar a dor e outros sintomas, bem como acompanhamento médico regular para monitorar a cicatrização e prevenir complicações.

6- Acompanhamento e suporte contínuos

A transição para adequação de gênero é um processo contínuo que pode envolver apoio médico, psicológico e social ao longo do tempo. Após a cirurgia, os pacientes podem precisar de acompanhamento médico regular, terapia de apoio e outros recursos para ajudá-los a se ajustarem às mudanças físicas e emocionais resultantes da cirurgia.

Se você se identificou como um possível candidato a qualquer um desses procedimentos, entre em contato e agende sua avaliação. Marque sua consulta para esclarecer todas as suas dúvidas.

WhatsApp